SEM: O que é Search Engine Marketing?

SEM – Search Engine Marketing é o ato de usar estratégias pagas para aumentar a visibilidade do seu negócio em pesquisas. É uma das maneiras mais eficientes gerar visibilidade em um mercado cada vez mais competitivo. As empresas pagam para que os anúncios apareçam como resultados de pesquisa nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa (SERPs).

Nesse texto, você verá um panorama geral dos fundamentos do marketing para mecanismos de pesquisa.

Mecanismos de pesquisas: Uma breve história

Mecanismos de pesquisas modernos como o Google, são incríveis, algoritmos complexos capazes de trazer resultados precisos quando uma pesquisa é realizada, apresentando informações relevantes no meio de milhares de informações e dados.

Esses motores de buscas (mecanismos de pesquisas) já percorreram um longo caminho desde seus protótipos, diversas melhorias na indexação web, categorização e rastreio de dados como a implementação de protocolos como o robot.txt para que webmasters tenha controle sobre quais páginas devem ser rastreadas, pesquisa por voz, imagens e diversas tecnologias implementadas ao longo desses anos.

Archie foi o primeiro mecanismo de pesquisa existente, lançado em 1990, procurava por arquivos FTP dos sites para trazer uma listagem de arquivos. O primeiro mecanismo de pesquisa a processar as consultas em “linguagem natural” foi o Alta Vista, desenvolvido pela Overture Services em 1994.

O Alta Vista se baseava em números de links e palavras-chaves para o rankeamento, o que tornava fácil para webmaster conseguir uma posição de destaque de maneira artificial e “forçada”, uma grande revolução aconteceu em 1998 com a chegada do PageRank do Google, o que mudou para sempre a história dos buscadores.

PageRank (PR) é um algoritmo usado pelo Google para o posicionamento de páginas nos resultados das pesquisas, é uma maneira de mensurar a importância e relevância das páginas de um site. De acordo com o Google:

O PageRank funciona contando o número e a qualidade de links para uma página, determinando uma estimativa aproximada da importância do site. A suposição subjacente é que sites mais importantes possuem uma probabilidade maior de receber links de outros sites.

Como funciona o mecanismo de pesquisa?

Search Engine Marketing – Uma visão geral

O marketing de mecanismo de pesquisa é a prática de divulgar uma empresa usando anúncios pagos que aparecem nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (ou SERPs).

Os anúncios são acionados através de lances por palavras-chave que os usuários de serviços como Google ou o Bing podem utilizar ao procurar por determinado produto ou serviço, dando a oportunidade ao anunciante de ter seus anúncios ao lado dos resultados dessas pesquisas.

Esses anúncios, geralmente conhecidos como “links patrocinados” ou “pay-per-click”, podem ser de diversos formatos.

Alguns anúncios são baseados em textos e outros por exemplo, na lista de produtos (Google Shopping) visuais e baseados no produto permitindo que o consumidor veja rapidamente informações importantes como preços e avaliações (comentários).

A eficiência do marketing de busca é que ele oferece aos anunciantes a oportunidade de colocar seus anúncios diretamente para clientes motivados, potenciais clientes que estão prontos para comprar ou consumir algum serviço no momento exato em que estão procurando.

Nenhum outro meio de publicidade ou propaganda, pode fazer isso, por isso o marketing de busca é tão eficaz e é uma forma tão poderosa de expandir seus negócios.

SEM vs. SEO

SEM versus SEO, qual a diferença?

Geralmente, SEM (Marketing de mecanismo de pesquisa) se refere ao marketing de pesquisa paga, a empresa paga ao Google para que seus anúncios sejam exibidos nos resultados de pesquisa.

SEO (Otimização para mecanismos de pesquisa) é diferente porque a empresa não paga ao Google por cliques ou tráfego, ao contrário, ele ganham gratuitamente um lugar nos resultados de pesquisa por terem o conteúdo mais relevante para uma determinada pesquisa de palavra-chave.

SEM e SEO são partes fundamentais da estratégia de marketing online. SEO é uma maneira extremamente eficiente para gerar tráfego permanente, já os anúncios patrocinados (SEM) são soluções altamente eficientes em termos econômicos para gerar conversões.

FAQ: Perguntas frequentes relacionadas ao Search Engine Marketing

O que é SEM e pra que serve?

Marketing para mecanismo de pesquisa é uma estratégia patrocinada (paga) para gerar visibilidade em sites de busca como por exemplo, aparecer nas primeiras páginas do Google.

O que é SEO e para que serve?

O termo SEO em inglês significa Search Engine Optimization, literalmente significa “Otimização para mecanismos de pesquisas”. São diversas técnicas que servem para que o conteúdo de uma página ou de um site seja relevante e tenha visibilidade nos mecanismos de busca como por exemplo o Google.

Como posso usar o mecanismo de pesquisa do Google sem site?

É possível ter visibilidade sem site através de ferramentas como por exemplo: Google Meu Negócios (Google Maps), Redes Sociais (Linkedin, Pinterest e etc) e outras estratégias.

Como colocar meu site na primeira página do Google?

Através de links patrocinados (pago) como o Google Ads ou através de diversas técnicas de otimização de site (SEO), não existe apenas um fator e sim uma somatória de diversos fatores.

Para que serve o SEO no site?

Dar visibilidade ou destaque para o site frente a centenas e milhares de sites, de maneira orgânica fazer com que seu site seja encontrado por quem de fato está procurando pelo seu produto, serviço ou informação.

Como posso fazer SEO de graça?

Através de análises criativas e pesquisas no próprio Google, através de ferramentas gratuitas como o Google Trends, Google Page Speed, Analytics e entre outras.

Quais são os aspectos técnicos de um artigo otimizado de SEO?

São dezenas de técnicas importantes, em resumo, as principais são:
– Uso de meta title e meta description;
– Estrutura de títulos e subtítulos (H1, H2, H3…)
– Links internos e externos
– Escrever o conteúdo para o leitor
– Foco na busca do usuário e na palavra-chave

Veja também: SERP: Entenda o significado e a importância no marketing digital

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